Mudar... do Latim mutare, transferir de um lugar para outro; dar outra direção, desviar; variar; substituir; alterar, modificar; transformar; ir viver para outro lugar; transformar-se; tornar-se diferente do que era fisicamente ou moralmente.
Mudança, algo que assusta, você pode dizer que não, mas assusta você também, assim como eu e muitas pessoas por ai.
Mas é claro que falo da mais profunda das mudanças, a mudança pessoal.
Não acredito se dizem que não a temem pois é da natureza humana teme-la, ao menos é o que sempre demonstramos.
Com base no que eu digo isso?
Com base em mim mesmo e nas pessoas ao meu redor, pois se olhar para elas bem, verá muita coisa de nós mesmos, e geralmente é mais comum encontrar defeitos parecidos do que qualidades, pois os defeitos são quase sempre os mesmos, orgulho, egoísmo, as raízes de todos os males da terra.
Temos medo de nos mudarmos interiormente, um medo inconsciente que faz com que evitemos de olharmos para nós mesmos.
É muito mais reconfortante olharmos para o vizinho e nele procurarmos e até apontar-lhe os defeitos. Quem quer ver os próprios defeitos de bom agrado? Sempre criamos justificativas nem que absurdas para nosso egoísmo.
Já nosso orgulho muitas vezes é assumido sem vergonha nenhuma.
Como? Horas não é difícil de ver alguém dizer; “Eu perdoei ele, mas nunca mais quero vê-lo.” que perdão é esse? Onde houve perdão ai?
E sabe o que é pior?
Eu também já fiz isso, já perdoei sem perdoar. E demorei muito a perceber, e ainda não consegui perdoar de todo.
Eu temo em ter cometido mais erros do que penso que cometi, naturalmente que sim, pois o erro parte da idéia de que estamos certos. Então como vou ter certeza de que estou certo e não errado?
Mas eu penso se para mim encarar isso é difícil, e para as outras pessoas?
Todo mundo tem medo de se mudar interiormente pois para isso quase sempre é preciso se desfazer de algo e na maioria das vezes não estamos dispostos a este sacrifício.
Mas quase sempre a própria vida se encarrega de nos obrigarmos a isso, afinal sendo deus um pai justo deve Ele saber a hora que seus filhos precisam de um bom beliscão para escutarem as lições que a vida nos dá.
Para mudar é preciso muita coragem, pois precisamos deixar uma parte de nós morrer, e isso nunca é fácil, por mais bela que seja a borboleta, se tornar algo totalmente diferente da um frio na barriga, um medo do desconhecido.
É muito difícil ter de largar algo que amamos, ou ter de admitir que na realidade não amávamos, ter de engolir certas coisas, ter de abaixar-mos a cabeça e dizer; É, eu estava errado.
Então que todos tenhamos como objetivo a busca dessa coragem, coragem para nos olharmos no espelho de nossa alma e mudarmos o que for preciso, até mesmo as nossas alegrias....